quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como foi: IV Festa Nossa Senhora do Líbano

Eu fiz o post sobre a IV Festa Nossa Senhora do Líbano pouco antes de ir à festa. Estava um tempinho ruim, chovendo e parando, chovendo e parando. Mesmo assim eu fui e não me arrependi!!!

A festa aconteceu num pátio ao lado da igreja. Havia cadeiras e mesas de plástico e toldos para proteger os participantes. As barracas com comidas típicas estavam margeando o pátio no lado oposto do palco, ou seja, era uma deliciosa e típica festa de igreja.

Já na rua Tamandaré eu pude ouvir a música libanesa tocando. Não conheço muito bem a cultura, então pra mim soa como as animadas música de dança do ventre. Teve várias apresentações de dança e inclusive aquela que eu conhecia: a dança do ventre. Na frente do palco havia um espaço vazio que não demorou a virar uma pista de dança. Os participantes formaram uma ciranda e tudo. Era contagiante, até eu fiquei morrendo de vontade de dançar, mesmo sem saber como.

A comida... nossa.... a comida.... que delícia, que fartura... e que alegria!!! Alegria?! Isso mesmo, em todas as barraquinhas que eu fui (e eu fui em quase todas) sempre ouvia uma brincadeira, um gracejo ou, no mínimo, uma gargalhada gostosa das senhoras que estavam servindo as delícias.






Como era a primeira vez que ia à Catedral Nossa Senhora do Líbano aproveitei pra entrar na igreja. Quando eu entrei... Meu Deus... dê só olhada uma nesse painel...




... esse céu com cor de mar. Que beleza! E a Nossa Senhora do Líbano está pintada na parede, não é um estátua! Um amigo meu, que frequenta a igreja, disse que o artísta plástico que está fazendo esse painel (acreditem ele ainda não está pronto) veio do Líbano especialmente pra esse trabalho.

Eu sei que não devemos tomar a parte pelo todo, mas quando a parte nos dá uma boa impressão acho que podemos fazer isso sim! Então, dos poucos libaneses e descendentes de libaneses que eu conheci, tiro a conclusão que todo libanês é simpático, generoso, alegre e festivo! Ano que vem estarei lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário