
Eu A-DO-RO o metrô de São Paulo! Claro que eu não pego no horário de rush, aí é fácil, né?! Então, pra mim (que não preciso ir na Estação da Sé às 19h) o metrô é um ótimo meio de transporte, é rápido e é confortável (eu sei, eu sei, fora do horário de rush). Se alguma coisa é perto de estação de metrô, então é perto e ponto. Certa vez, uma amiga da época do meu ensino fundamental (na verdade 1º grau, é que eu não quero entregar minha idade) disse que não se perdia em São Paulo de jeito nenhum. Eu que só ia de casa pra escola, da escola pra casa fiquei desconfiadíssima e perguntei como ela fazia. Então ouvi a frase que mudaria minha relação com a cidade pra sempre: "se estou perdida, é só pegar o primeiro ônibus que vá pra alguma estação de metrô"! Simples, não?!
Isso já é motivo o bastante pra eu adorar o metrô, mas tem mais. Provavelmente você já viu, mas não prestou atenção, que nas estações do metrô existem muitas obras de arte. No Roteiro das Artes - um mapinha das linhas do metrô - você pode ver quais são as estações que possuem trabalhos artísticos. Além desse acervo permanente, também há exposições temporárias e apresentações de música, dança e teatro: é o Programa Ação Cultural. Para saber a programação completa basta ver (e prestar atenção, claro) os cartazes da Linha da Cultura. Esses cartazes ficam sempre nas plataformas, eu costumo lê-los enquanto aguardo o trem.
Tá achando pouco?! Calma que tem mais. Os mais atentos já viram, prestaram atenção e leram várias poesias espalhadas pelas estações do metrô. Se o trem chegou bem na hora que você ia terminar a última estrofe, não se preocupe, no site do metrô estão as poesias expostas e algumas declamações. Se isso não for o suficiente para a sua sede literária, ainda existe o serviço de empréstimo de livros, são as bibliotecas Embarque na Leitura.
Agora, a cereja do bolo, o que eu adoro de paixão é o Turismetrô!!! Funciona assim: no sábado ou no domingo, às 9h ou às 14h, você vai até a Estação Sé e escolhe um entre os cinco roteiros disponíveis. Forma-se um grupo, e um guia, extremamente competente, conduz a turma aos pontos turísticos do roteiro escolhido. Tudo isso pagando só o bilhete do metrô, dependendo do roteiro pode-se gastar até três bilhetes no máximo. Vale muuUUuuito a pena!!! Eu já fui duas vezes, fiz o Roteiro Turismo na Sé e o Roteiro Teatro Municipal. A primeira vez eu fui num domingo e depois eu fui num sábado. Eu preferi o domingo. A cidade está mais tranquila e durante a caminhada (caminha, viu?! vá de tênis!) não ficava trombando em ninguém, o que aconteceu no sábado. Como eu sou metódica (mentira! eu sou louca mesmo) eu pretendo fazer todos os roteiros, até os que eu já fiz, e claro, relatar tudo aqui no meu diário de viagem. Como de costume, segue mais uma listinha, a dos roteiros do Turismetrô:
- Roteiro Turismo na Sé;
- Roteiro Turismo na Paulista;
- Roteiro Turismo na Luz;
- Roteiro Teatro Municipal; e
- Roteiro Memorial da América Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário